Mestre Nene

Minha foto
Ilhabela, SP, Brazil
Mestre Nene

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA CAPOEIRA

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA CAPOEIRA

 
Dentre tantos significados, capoeira segundo o dicionário é:
 
s.f. Mata que se corta ou derruba para lenha ou outros fins. /
Mato fino que cresceu onde foi derrubada a mata virgem. /
Espécie de cesto fechado ou gaiola de taquara onde se criam ou se alojam provisoriamente capões e outras aves domésticas
 
Porém, através da tradição oral e de raros registros, sabe-se que foram os africanos escravizados, aqui no Brasil, que desenvolveram essa luta, e algumas versões são normalmente bastante aceitas no meio capoeirístico.
Sem ter a menor intenção de encerrar ou limitar o assunto, vou destacar duas versões que, em minha opinião, são as que mais se aproximam do que realmente poderia ter sido a origem da nossa arte.
Origem rural
Alguns relatos nos indicam que capoeira é uma técnica agrícola que consiste em amontoar a vegetação que foi cortada para que ela se decomponha  naturalmente em cima do terreno que posteriormente será utilizado para o plantio. Essa técnica teria sido desenvolvida pelos índios aqui no Brasil e assimilada pelo africano escravizado.
Independente disso, acredita-se que o escravizado, burlando a vigilância do feitor, fugia para tal capoeira e lá revivia os folguedos de sua terra natal e dessa forma tentar atenuar o sofrimento da escravidão (prática essa, que por razões óbvias era extremamente reprovada e que invariavelmente terminaria em castigo no tronco).
Dos folguedos revividos, destaca-se o N'Golo (aqui chamado de "Dança de Zebra" - ritual de iniciação no sul de Angola e que simulava ou imitava as brigas das zebras na África. Era quando os guerreiros da tribo disputavam entre si, aos pares, para que o campeão dessa disputa pudesse escolher com qual mulher que ele queria casar sem precisar pagar o dote que era de costume).
Acredita-se que essa manifestação tenha sido a precursora da capoeira que conhecemos hoje, porque quando flagrados, era comum que o feitor justificasse dessa forma ao seu senhor: "- Esses vão para o tronco, porque estavam se batendo por mero divertimento na capoeira" - relacionando o nome da vegetação com aquela prática até então desconhecida.
Com o passar do tempo, essa manifestação passou a ser utilizada para distração do próprio dono da fazenda em dias de festas e posteriormente a principal arma do escravizado contra o seu opressor direto, o que garantia a fuga para os quilombos e, dessa forma, a conquista da liberdade tão sonhada.
Origem urbana
 
Como pudemos observar no início desse texto, capoeira também pode significar cestos de vime, que na época eram muito utilizados pelos escravizados, no cais do porto, para carregar aves galináceas (capões).
Esses carregadores, por causa de tal ofício, também eram chamados de capoeiras e nos seus raros momentos de folga, largavam os seus cestos e se reuniam para, ao som de palmas e cânticos, reviver os folguedos de sua terra natal, assemelhando-se assim à versão anterior.
Ainda no que diz respeito à essa versão, especula-se que esses carregadores disputassem entre si, através da luta, quem seria, por exemplo, o responsável pelo turno ou por determinada área do cais. Desse modo, era de se esperar que qualquer cidadão comum se referisse a esses trabalhadores com muito temor, dando origem à fama do capoeira ser bom de briga.
São essas as duas versões que com as quais eu mais me familiarizo (e que foram expostas de maneira bem superficial, é claro!), mas  por fim, deixo ao caro internauta a tarefa de dar continuidade a esse assunto com questionamentos e mais pesquisas e desde já me coloco a inteira disposição para sanar eventuais dúvidas ou ainda para mantermos esse contato.
 
Está dito.
Mestre Ribas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário